Crie senhas mais seguras!

Hoje, 04 de maio, comemoramos o Dia Mundial da Senha.
Essa data serve como um lembrete sobre a importância de mantermos nossa privacidade na internet, e a criação de senhas seguras para câmeras de segurança e DVRs é uma das principais maneiras de garantir essa segurança.

É importante dar uma atenção maior na segurança ao instalar dispositivos de vigilância, como câmeras, DVRs e NVRS, devido à possibilidade de ataques por meio de tentativas de login com usuários e senhas padrão.

Por exemplo, há o risco de que uma pessoa possa se conectar à rede Wi-Fi de uma empresa e tentar encontrar câmeras IP ou gravadores disponíveis na rede, usando as informações facilmente encontradas na Internet para tentar fazer login com usuário e senha padrão do fabricante.

Cerca de 75% dos usuários não alteram a senha padrão de instalação das câmeras em residências e pequenos comércios, o que leva a um grande número de invasões, pois os manuais dos produtos informam qual a senha inicial.

E mais, pessoas com conhecimento em redes podem invadir câmeras e gravadores mesmo quando a senha padrão foi alterada, através de ataques de força bruta que tentam diversas combinações por minuto. Existem outras formas mais sofisticadas de ataque, porém há proteções como senhas fortes, VPNs, Capchas e OTPs.

Portanto é muito importante criar senhas mais seguras com intuito de dificultar a ação dos hackers.

Dicas para tornar suas senhas mais seguras:

  • Utilizar no mínimo 8 caracteres;
  • Combinar letras, números e símbolos;
  • Evitar sequências simples e palavras comuns de dicionário
  • Não basear a senha em datas de aniversários;
  • Memorizar uma frase e criar a senha a partir das iniciais com combinações de letras, números e símbolos, por exemplo, adicionando um símbolo que represente uma palavra chave.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *